INFORMAÇÕES DE FUNCIONAMENTO

AG198
AG198-ABRAÃO NGULO-BAILUNDO

Localização do AG198

O Agrupamento 198-Abraão Ngulo está localizado no Municipio do Bailundo, Província do Huambo

 

Horário de Formação:

As formações escutistas são ministradas aos sábados  no periodo de tarde a partir das 14:00 horas e com excepções àquelas formações de caracter extraordinária, sempre que se precise e se convoque os escuteiros.,

 

Fundação do Agrupamento:

O Agrupamento nº 198-Abrão Ngulo, faz parte da IECA, e foi fundada aos 01 de Junho de 2008, na altura em que se fez as primeiras promessas de Escuteiros.

 

Resumo do Aparecimento do Escutismo

Considera-se o escutismo, como um movimento que visa a formação dos jovens quer nos aspectos físicos morais e religiosos.

 

Foi fundado oficialmente em 1908, após um acampamento um ano antes na Ilha de Brownsea-Inglaterra. Seu Fundador foi Robert Stephenson Smith Baden-Powell ou simplesmente BP, como é vulgarmente conhecido, que viria a nascer aos 22  de Fevereiro de 1857 em Londres, filho de um pastor-professor.

 

A iniciativa de fundar o movimento escutista, começou tão logo Baden Powell termina a sua missão como militar (e devido a sua missão ter se desenvolvido com maior rigor na Africa, India e Inglaterra), voltando assim a casa, verificou que os adolescentes (12-16 anos) estavam a degradar-se ou a vandalizar-se. Com intuito de ensinar as suas estratégias, organizou um acampamento experimental com 20 rapazes. Ali ele aplicou seus grandes conhecimentos de acampamento e estratégias de direcção, pois a actividade superou as espectativas o que levou Baden Powell a escrever o seu livro intitulado “Scout for Boys” (escutismo para rapazes) no ano 1908, e por sua vez este livro teve muito sucesso pelos jovens ingleses.

 

Método escutista

 

O escutismo rege-se pelos métodos desenvolvidos pelo seu fundador Baden Powell, porém dilema entre método educativo formal, não-formal e informal, tem trazido algumas diferentes concepções, porém passamos a decifra-los:

 

Método educativo formal- é o praticado no Sistema de Ensino, assente na relação Professor/aluno, em que impera o saber do primeiro em detrimento das disponibilidades de criação do segundo e é feito de forma intencional, dirigida, planeada e estruturada.

 

Método educativo não-formal- é o praticado por diferentes associações de âmbito social, com a intencionalidade de criar ou buscar determinadas qualidades e/ou objectivos.

 

De salientar que o escutismo baseia-se no método educativo não formal, que praticamente foram assentes nos métodos desenvolvidos por BP e posteriormente definidos pela World Organization of the Scout Movement (WOSM) e são:

 

1.      A Promessa e a lei

2.      Aprender fazendo;

3.      Sistema de patrulhas e (equipas);

4.      Marco simbólico;

5.      Progresso Pessoal;

6.      Natureza;

7.      Apoio de adultos.

Estes métodos podem ser desenvolvidos a partir das práticas do escutismo, como por exemplo: o pionerismo, o campismo, o montanhismo, a caminhada e outras técnicas que dizem respeito ao escutismo.

Sites importantes

Download
Regulamento da A.E.A
Para que os escuteiros tenham de uma forma organizada a regulamentação no que tange ao regulamento das acções que devem ser respeitadas e desenvolvidos por Agrupamentos, bandos, patrulhas e caminheiros no geral, dispusemos a todos escuteiros o Regulamento da Associação de Escuteiros de Angola, para que de uma forma ou de outra possam ter acesso a ele.
REGULAMENTO DA AEA.pdf
Adobe Acrobat Document 621.9 KB